Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6)

Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6)
Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6) Olá ,amigo(a) leitor, agradeço sua visita e espero que seja proveitoso passar um tempinho por aqui. Sejam todos bem vindos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

As Sagradas Escrituras parte 5


OS LIVROS PROFÉTICOS MAIORES





Base Bíblica: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel

A palavra “profeta” significa proclamar, levar adiante a Palavra de Deus. Os profetas de Deus, clamavam contra a hipocrisia, a injustiça, a imoralidade e a idolatria, e advertia o povo a se livrarem da maldição do pecado. São 17 os livros proféticos, e estão divididos em Proféticos Maiores( 5), e Proféticos Menores (12). O termo “maior” referido aos cinco primeiros livros, indica simplesmente que esses livros Proféticos, são mais extensos que os demais livros. Neste estudo relataremos a cerca dos Livros Proféticos Maiores.

Livro de Isaías – Isaías foi profeta em Judá 750 anos antes de Cristo, quando o reino do norte foi conquistado pelos assírios. Ele foi chamado como “o profeta messiânico”, pois, profetizou sobre o nascimento, sofrimento e morte de Jesus, o Messias prometido.
Livro de Jeremias – Este livro registra os apelos do profeta Jeremias para que o povo de Judá abandonasse a idolatria e a imoralidade afim de evitar o cativeiro na Babilônia. O livro de Jeremias não segue as ordens dos acontecimentos. Ele, juntamente com seu assistente Baruque, escreveram as mensagens em um extenso pergaminho, e é provável que, enquanto escrevia uma mensagem, se lembrasse de outra que havia pronunciado anteriormente. Por conta disso, se torna difícil estabelecer a ordem em que foram proferidas.
Livro de Lamentações – Foi escrito pelo profeta Jeremias, 586 anos antes de Cristo, chorando a destruição da cidade de Jerusalém, após a invasão da Babilônia. “ Como jaz solitária a cidade outrora populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações...” Lm 1.1
Livro de Ezequiel – Ezequiel foi profeta durante o cativeiro do povo judeu na Babilônia, e suas mensagens eram de consolo e esperança. Ele teve visões e sonhos relativos a queda de Jerusalém, e ao retorno do povo do cativeiro da Babilônia.
Livro de Daniel – Este livro conta a história de Daniel e seus três amigos, que foram levados prisioneiros para o palácio do rei Nabucodonosor, e permaneceram fies a Deus, não se contaminando com o banquete real obtendo o favor de Deus e dos seus captores.

Siga crendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO SUJEITOS Á APROVAÇÃO ANTES DE SEREM PUBLICADOS.