Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6)

Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6)
Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6) Olá ,amigo(a) leitor, agradeço sua visita e espero que seja proveitoso passar um tempinho por aqui. Sejam todos bem vindos.

domingo, 30 de maio de 2010

As Sagradas Escrituras parte 6


OS LIVROS PROFÉTICOS MENORES



Base Bíblica: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.


Como já mencionamos anteriormente, os 12 livros Proféticos Menores, são assim conhecidos, não por serem menos importantes que os cinco primeiros Livros Proféticos do Antigo Testamento, mas, pelo fato de conterem mensagens menores que os dos Profetas Maiores. Estes profetas exerceram ministério antes, e depois dos judeus serem exilados para a Babilônia. Os Pré-Exílicos foram: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias. E os Pós-Exilicos: Ageu, Zacarias, e Malaquias.
Oséias – O profeta Oséias é conhecido como o profeta do amor, pois, os seus escritos mostram o cuidado e amor de Deus pelo pecador. Ele exortou o povo do reino do Norte de Israel ao arrependimento, porém, o povo não lhe deu ouvidos.
Joel – O profeta Joel pregou no reino do Sul (Judá), e previu uma praga de gafanhotos e uma grande fome, comparando-as ao terrível Dia do Senhor que estava por vir. É considerado o mais antigo dos Livros proféticos.
Amós – O profeta Amós, embora tenha vivido em Judá (reino do Sul), dirigiu sua mensagem ao reino do Norte (Israel). Ele ficou conhecido como o profeta da justiça Social, pois a sua missão foi exortar os poderosos a serem justos com os pobres.
Obadias –Este é o menor dos livros Proféticos, e foi dirigido aos edomitas, descendentes de Esaú. Edom era conhecida pelas suas fortalezas formadas por rochas naturais. Por conta disso, eles achavam a cidade impenetrável. Mas, foram invadidos pela Babilônia quando destruíram Jerusalém, conforme profetizou Obadias no capítulo 1.3.
Jonas – Este livro relata a tentativa de fuga do profeta Jonas, à missão que Deus lhe havia dado de pregar na cidade de Nínive.
Miquéias – Mais ou menos na mesma época em que Isaías pregava em Jerusalém, Miquéias profetizava em Judá, anunciando ao povo que Deus é um Deus de Justiça, e que havia uma esperança; A vinda do Messias( Jesus Cristo).
Naum – O profeta Naum proclamou a justiça e o amor de Deus na cidade de Nínive, e anunciou, que a cidade seria destruída por causa do pecado.
Habacuque – Este livro Profético foi escrito para demonstra a justiça de Deus, deixando uma terrível punição se abater sobre Judá pelas mãos da Babilônia.
Sofonias – O profeta Sofonias alertou os habitantes de Judá sobre um tempo de tribulação que estava por vir, e da salvação para o remanescente fiel a Deus.
Ageu e Zacarias – Nesses escritos, os profetas estimulam o povo a ter confiança e a continuar reconstruindo o templo em Jerusalém, depois de alguns deles receberem permissão para voltarem do exílio da Babilônia. O profeta Zacarias ainda descreve com clareza a vinda do Messias (Jesus Cristo).
Malaquias – Este é o livro Profético que encerra o Antigo Testamento. Nele o profeta deixa claro que, as aflições do povo de Deus dar-se a sua infidelidade.

siga crendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO SUJEITOS Á APROVAÇÃO ANTES DE SEREM PUBLICADOS.