Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6)

Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6)
Bendito serás ao entrares,bendito serás ao saires (Deut:28:6) Olá ,amigo(a) leitor, agradeço sua visita e espero que seja proveitoso passar um tempinho por aqui. Sejam todos bem vindos.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

As Sagradas Escrituras parte 4





OS LIVROS POÉTICOS


Base Bíblia: Jó, Salmos, Provérbios,



Eclesiastes, Cântico dos Cânticos

A Bíblia, é possuidora de cinco livros, dos mais inspirados de toda literatura, cheios de profundos pensamentos sobre Deus e sobre a vida. Estamos nos referindo aos Livros Poéticos do Antigo Testamento. Nestes livros, os atos de fé, não são apenas narrados como fatos históricos, mas, também, cantados em forma de poemas. Eles também narram queixas, lamentações, questionamentos, fúria, bem como louvor e adoração a Deus. Muitos dos Salmos foram escritos por Davi mil anos antes de Cristo, e uma boa parte dos Provérbios pelo seu filho Salomão, o homem mais sábio que o mundo já conheceu. Vejamos uma panorâmica de cada um desses livros.
O primeiro Livro Poético é o Livro de Jó. O autor deste livro é desconhecido, e relata o sofrimento de Jó, e sua perseverança, mostrando que vale a pena confiar em Deus.
O segundo livro poético é o Livro de Salmos, cheio de orações, canções e agradecimentos. Asafé, um dos nomes citados em alguns Salmos, era o líder do coro de Davi, e Coré, nome também citado, era uma família dos músicos oficiais. Acredita-se que este livro provavelmente tenha sido escrito para ser cantado. Ele era muito usado no culto dos judeus.
O terceiro livro é o Livro de Provérbios, que traz uma coleção de palavras sábias, inclusive as do rei Salomão, e apresenta regras práticas para uma vida correta de reverência a Deus. A maioria dos provérbios são curtos e fáceis de memorizar, e quase todos os versículos apresentam uma idéia nova e muito importante.
O quarto livro Poético é o Livro de Eclesiastes. Ele foi escrito pelo sábio rei Salomão, e relata que a vida do homem, sem Deus, mesmo possuindo poder, riquezas, e sabedoria, de nada vale, tudo é vaidade. E, para deixar bem claro qual a maior riqueza que o homem deve possuir, Salomão conclui dizendo: “ De tudo que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isso é dever de todo homem”. (Ec 12.13). Vale ressaltar, que Salomão foi o homem mais sábio do mundo, e que a sua sabedoria veio do alto, do Trono de Deus.
O quinto e último livro Poético do Antigo Testamento é o Livro de Cântico dos Cânticos. Trata-se de um livro romântico, que retrata imagens de amor e beleza, e a santidade do casamento, que foi instituído por Deus. Ele foi escrito por Salomão, e a maior parte dele está em forma de canções. Neste livro, Salomão relata o seu amor e carinho a sua esposa favorita.





Sem comentários:

Enviar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO SUJEITOS Á APROVAÇÃO ANTES DE SEREM PUBLICADOS.